2021, ano novo, metas, stress, objetivos

Em 2021 Como Quebrar o Ciclo de Stress

Lembro-me de ter começado o ano de 2020 com uma espécie de euforia positiva sobre “a louca década dos anos 20” versão séc. XXI…. Bom foi verdadeiramente uma loucura que deambulou no mix de sentimentos entre o muito bons e muito maus. Neste ano de incertezas e de acontecimentos imprevistos, que nos ensinou a viver de forma diferente e a abdicar de muitas certezas,…

CONTINUAR A LER
liderança inteligencia emocional

O paradigma do Chefe Velhaco – a personificação da antítese da Inteligência Emocional

Falar de liderança e inteligência emocional não é uma novidade… embora na realidade poucos saibam a razão da real importância da conjugação destes Poucos sabem que falar de líderes com inteligência emocional não é só utilizar um bonito chavão, que fica bem em qualquer conversa sobre gestão de pessoas. Na realidade muito poucos iriam conseguir explicar que a inteligência emocional começa na autoconsciência (“conhece-te a ti mesmo”), e…

CONTINUAR A LER

Como manter o FOCO com 3 ténicas usadas pela Neurociência

Seria repetitivo dizer que quando traçamos uma meta precisamos de ter foco, e não perder de vista o caminho que traçamos. Ter um plano de ação e objetivos smart, bem como um conjunto de crenças que nos ajudem a chegar lá, não serve de nada se perdermos o foco. Se deixarmos de prestar atenção ao caminho, e se nos perdermos no processo. Quantas mudanças,…

CONTINUAR A LER

Onde todos falhamos: compreender os outros através das nossas interpretações

Cada dia que passa, a necessidade de desenvolvermos empatia e de nos colocar mos no lugar do outro torna-se mais urgente. Outro dia uma conhecida rádio nacional dizia aos seus ouvintes que “O fim do Mundo é o fim da Empatia!”. Concordo inteiramente. Quando não formos mais capazes de olhar para os outros e nos colocar nos no seu lugar, tudo acabou! A esperança…

CONTINUAR A LER

Coaching e Empreendedorismo

  Numa altura de mudanças, e incertezas, em que tantas pessoas tiveram de se reinventar, tanto pela perda de empregos, como pela necessidade de ajustar os seus negócios “ao novo normal” e às necessidades de consumidores, ao mesmo tempo que os novos projectos surgem, surgem também dúvidas e incertezas, conjugadas com medos e crenças limitantes. A primeira pergunta que muitos empreendedores fazem, é se…

CONTINUAR A LER

A importância da adaptabilidade na performance profissional

Todos queremos ser “melhores”, numa competição cujo principal adversário somos nós mesmos, estabelecendo um paralelo entre o que somos hoje, e o que queremos ser num futuro risonho e feliz, plenamente realizados, onde sentimos felicidade pelo alcance das nossas metas, definidas num círculo de valores e crenças alinhadas com um propósito maior. A competição para chegar à nossa melhor performance, deve ser, acima de…

CONTINUAR A LER

Diz quem sabe: como se tornar a melhor versão de si mesmo nos novos tempos

A vida vai retomando uma aparente normalidade, embora todos saibamos que nada não voltou a ser igual. Acredito que existe um lado positivo nesta mudança! E acredito também que existem aqueles que inevitavelmente resistam em aceitá-la, querendo permanecer no ideal de que tudo deveria ser como sempre foi. Considero que, apesar de todos os perigos, tudo o que está em movimento é sempre melhor…

CONTINUAR A LER

A quarentena lá fora: “Em Angola, a pandemia veio acentuar as desigualdades sociais”

Lúcia Palma vive em Luanda há cinco anos e conta-nos que o surto pandémico expôs (ainda mais) as disparidades que caracterizam a sociedade angolana. Com 35 casos confirmados de contágio pelo novo coronavírus e duas mortes, Angola ainda não regista números dramáticos. Contudo, o governo começou a apostar na prevenção cedo, para que o pesadelo não se torne a realidade de um país marcado…

CONTINUAR A LER

Diz quem sabe: como procurar emprego no meio do caos

Especialista em recursos humanos dá dicas de como encontrar emprego numa altura como a que vivemos e partilha aquilo que as pessoas bem-sucedidas têm em comum. Vivemos em suspenso duas vezes: a primeira devido ao confinamento; a segunda devido à incerteza daquilo que nos espera no futuro. Para muitos, a situação atual teve consequências brutais a nível do emprego, implicando em alguns casos a…

CONTINUAR A LER

Desafios na identificação de talentos

A situação atual resultante da pandemia do COVID-19 obrigou as organizações a procurar meios tecnológicos para se adaptarem em tempo recorde aos novos tempos que vivemos, de forma a privilegiar não só o teletrabalho mas para conseguir manter dentro da normalidade processos de trabalho em curso. A área do recrutamento e seleção apresenta-se como especialmente crítica nesta fase, uma vez que todos os recrutadores,…

CONTINUAR A LER
  • 1
  • 2