liderança inteligencia emocional

O paradigma do Chefe Velhaco – a personificação da antítese da Inteligência Emocional

Falar de liderança e inteligência emocional não é uma novidade… embora na realidade poucos saibam a razão da real importância da conjugação destes Poucos sabem que falar de líderes com inteligência emocional não é só utilizar um bonito chavão, que fica bem em qualquer conversa sobre gestão de pessoas. Na realidade muito poucos iriam conseguir explicar que a inteligência emocional começa na autoconsciência (“conhece-te a ti mesmo”), e…

CONTINUAR A LER

Como manter o FOCO com 3 ténicas usadas pela Neurociência

Seria repetitivo dizer que quando traçamos uma meta precisamos de ter foco, e não perder de vista o caminho que traçamos. Ter um plano de ação e objetivos smart, bem como um conjunto de crenças que nos ajudem a chegar lá, não serve de nada se perdermos o foco. Se deixarmos de prestar atenção ao caminho, e se nos perdermos no processo. Quantas mudanças,…

CONTINUAR A LER

Coaching: a busca por uma carreira bem-sucedida

Antes de me decidir aprofundar os meus conhecimentos no mundo do coaching, passei alguns (vários) anos a ponderar o que seria isso de ter uma carreira bem sucedida e ser feliz no trabalho. Afinal qual era o verdadeiro significado destes dois conceitos?! Estes dois chavões passam a fazer parte do nosso dia a dia, possivelmente de forma acessa, desde a entrada na faculdade, quando…

CONTINUAR A LER

Diz quem sabe: Não existe fracasso, apenas feedback

Fracasso ou o sucesso são resultado das nossas acções, escolhas, dos nossos hábitos, e sobretudo, das nossas crenças, com todas com as devidas consequências que teremos de suportar. Lamentavelmente, não existe uma fórmula mágica para o sucesso, apenas aquela que criar para si próprio e para a qual agir em conformidade (todos os dias), porque tudo se baseia em planos de acção (simplificados em:…

CONTINUAR A LER